Os grandes pilotos de parapente do Brasil voltarão aos céus de Valadares em outubro, para participar da segunda etapa do Campeonato Valadarense de Parapente. Os pilotos interessados devem se apressar, porque as inscrições são limitadas. As provas acontecerão entre os dias 12 e 14 de outubro. A primeira etapa da competição foi realizada em janeiro simultaneamente à primeira etapa do Campeonato Mineiro de Parapente. Não é necessário ter participado da etapa anterior para se inscrever nesta.

No dia 12 haverá prova de XC, para a qual a organização estabelece uma distância e uma cidade como ponto de referência e os pilotos têm de chegar o mais próximo dela. Esse tipo de prova é conhecido como de maior distância. Nos dias 13 e 14 acontecem as provas de Race, em que há triangulação, isto é, os pilotos têm de passar por três pontos predeterminados, conhecidos como pilões, e atingir o goal (espécie de linha de chegada imaginária). Os pousos serão na área da antiga Feira da Paz.

As inscrições estão sendo realizadas no site https://www.sympla.com.br/campeonato-valadarense-de-parapente-2018-segunda-etapa__326623. O valor é de R$ 175 mais a taxa de R$ 17,50 do sistema. Durante a competição, serão disputadas quatro categorias: Open, Sport, Lite e Duplo. A premiação será em dinheiro e troféus. A competição é iniciativa de uma comissão de pilotos de Valadares e conta com o apoio da Associação Valadarense de Voo Livre e da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer.