Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias de Valadares e Região >> Notícias >>
sábado, 19 de setembro de 2015

Semana da preservação

Nesta segunda-feira é celebrado o Dia da Árvore. Para conscientizar a população sobre a necessidade de preservação ambiental, acontecerão várias atividades na cidade
FOTO: Antônio Cota
ATIVIDADES DURANTE a semana terão como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de preservação ambiental
GOVERNADOR VALADARES -

Comemorado nesta segunda-feira, 21 de setembro, o Dia da Árvore visa conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza e incentivar a população a combater o desmatamento. No Brasil, a data foi definida para marcar o início da primavera, que começa na próxima quarta-feira (23). Em função da data, o Parque Municipal de Governador Valadares juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema) e órgãos ligados ao meio ambiente realizarão durante toda esta semana atividades voltadas à preservação. As ações começam amanhã e vão até o próximo domingo (27).

Na segunda-feira haverá blitz educativa no centro da cidade e na região da Ibituruna. No decorrer da semana, diversas escolas e instituições comparecerão ao Parque para desenvolver atividades que vão desde oficinas ligadas às questões ambientais até desfiles com roupas de materiais recicláveis.

Muitas instituições que trabalham em favor do meio ambiente também abraçaram a causa. Entre os parceiros estão: a Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce (Apard), a Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq), o Corpo de Bombeiros, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Rio Doce (IDS-Rio Doce), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Faculdade Pitágoras, a Polícia Ambiental, o Tiro de Guerra, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e a Vigilância Ambiental.

Por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), as crianças também terão a oportunidade de plantar mudas de espécies nativas da mata atlântica no terreno do Parque. E através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Rio Doce (IDS-Rio Doce), jovens e adolescentes poderão realizar plantios. De acordo com a diretora de Unidades de Conservação do Parque Natural, Edna Maria da Silva, durante a semana os plantios serão simbólicos. “Nós iremos plantar pouca quantidade, uma média de 60 plantas. Isso faz parte de um trabalho de recuperação da vegetação florestal que tinha aqui no Parque, e aproveitando essas datas comemorativas vamos realizar esse trabalho, que é uma forma de incentivarmos a recuperação florestal, o cuidado com a natureza, pois sem ela é impossível a nossa sobrevivência.”

Para quem deseja participar das ações, o Parque Municipal, situado na estrada que liga Governador Valadares ao distrito de Derribadinha, no bairro Elvamar, estará aberto das 8h às 17h. Confira outras ações na edição impressa deste domingo.









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS