A primeira impressão é sempre a que fica. E foi uma boa impressão que todos levaram do Domingo de Lazer promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura Esporte, Lazer e Juventude, neste domingo (10), na avenida Minas Gerais.

O objetivo do evento é aumentar as opções de entretenimento e diversão dos valadarenses, valorizando os espaços públicos. Todos os domingos e feriados, a avenida Minas Gerais será fechada para os carros e aberta para as bicicletas, patins, patinetes e outros tipos de diversão que os frequentadores escolherem.

E o que se viu nesta primeira edição foram crianças, adultos e idosos em momentos de muita integração e diversão em família. “Esse evento foi construído pela própria população, que está pedindo espaços para o lazer. Dessa forma, por um desejo do prefeito André Merlo, todos os domingos e feriados a avenida Minas Gerais será fechada. Neste primeiro domingo montamos uma estrutura com pula-pula, brincadeiras e área de alimentação”, explica o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Guilherme Frossard.

O lazer é essencial para a manutenção da saúde e da união familiar e é importante para resgatar o diálogo e os programas de domingo realizados entre famílias e amigos, que perderam espaço para a era digital.

“Uma iniciativa muito importante da nova gestão municipal incentivar o esporte e o lazer. Torço para que momentos como o de hoje se tornem hábito, e é muito gratificante ver a felicidade das crianças,” comemora o advogado Nicolas Leite.

A delegada Adeliana Xavier, mãe de três filhos, lembra que “hoje em dia as crianças passam tanto tempo no tablete, no telefone, que este momento é de unir a família, os pais se desligam também, e junta todo mundo em harmonia. Parabéns à prefeitura pela iniciativa.”

Valadares avança no crescimento e é fato que, devido à modernidade, alguns perderam a vontade de ir para a rua, andar de bicicleta, buscar um entretenimento fora da tecnologia. “Que os pais possam ensinar seus filhos a andar de patins, de bicicleta, resgatar as brincadeiras de ruas, o encontro das famílias. O Domingo de Lazer é justamente para isto: resgatar o espirito de confraternizar”, enfatizou o diretor de Cultura, Kevin Figueiredo. A pequena Mariana Rosado, de 7 anos, aprovou a ideia. “Estou muito feliz, é muito legal brincar de patinete no meio da rua, meu pai me ensinou.”