Quem costuma fazer uma fezinha na loteria vai ter uma bela surpresa quando comprar o bilhete referente ao sorteio previsto para o 13 de junho, dia do padroeiro de Valadares, Santo Antônio. É que os bilhetes, nessa rodada, trazem lindas imagens da cidade, as quais circularão por todo o País, clicadas pelo fotógrafo valadarense Leonardo Morais: estão lá a Ibituruna em seu todo esplendor, a Açucareira, os paragliders ligeiros a colorir o céu, o rio Doce sob o brilho do sol e o Monumento ao Emigrante.

A ideia, mais uma homenagem pelos 80 anos de Valadares, partiu de Carlos Medina (foto), que viveu em Valadares de 1978 a 1998 e edita a revista Testemunha Ocular, em Lorena (SP). Anos atrás, quando dos 75 anos de Valadares, Medina tentou, por iniciativa própria, incluir Valadares na série Municípios, da Loteria Federal, mas não obteve êxito. A série homenageia municípios brasileiros com a publicação de fotos de pontos turísticos nos bilhetes. Inconformado com a recusa, recentemente, o publicitário procurou a prefeitura e, juntos, iniciaram negociação com a Caixa Econômica Federal, que aprovou a ideia e agora  presenteia os valadarenses, a custo zero, com essa linda declaração de amor à “Princesinha do Vale”.

Coincidentemente, no mesmo dia 13 de junho, Medina será agraciado com o título de Cidadão Honorário valadarense pela Câmara Municipal. “Para mim, é uma grande honra poder fazer esta homenagem a Valadares, cidade que me acolheu por muito tempo e com a qual tenho laços afetivos muito fortes, e, ao mesmo tempo, receber o título de Cidadão Honorário. Tenho muito a agradecer à prefeitura, à Câmara Municipal e à Caixa Econômica pela aceitação da proposta, em especial à Marybel Alves Camargo [assistente-executiva de produtos lotéricos] e à Maria Thereza da S. M. Assunção [gerente-executiva de produtos lotéricos]”, declarou. Os bilhetes já estão disponíveis nas casas lotéricas da cidade (R$ 3 a unidade). O grande prêmio é de R$ 350 mil.