Comemorações em Governador Valadares pelo Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres em 1975, pelas Nações Unidas. Desde então, é comemorado em mais de 100 países, como forma de busca dos direitos das mulheres e também de celebração do feminino. 

A Escola Adventista de Governador Valadares está realizando comemorações durante todos os dias desta semana, com o objetivo de prestigiar as funcionárias, alunas e mães do colégio. Na segunda-feira (7) aconteceu limpeza de pele nas professoras, hoje (8) foi servido café da manhã especial e houve entrega de flores. Assim, durante a semana, a escola proporcionará palestra com psicóloga, entrega de mimos, sessão de automaquiagem, jantar e aula de aeróbica.

Segundo Hellen Dias Siqueira, professora que atua na Escola Adventista há oito anos, é muito bom trabalhar em um lugar em que você se sente reconhecida. “Eu fico muito feliz e agradecida. Esta data é muito importante e não deveria ser comemorada só hoje, porque a mulher desempenha muitos papéis na sociedade”, disse.

Já para a professora Ivonete de Lima, esta data é um dia maravilhoso, porque a faz se sentir ainda mais especial. 

A Igreja Metodista Central também realizou uma ação em homenagem às mulheres nesta terça-feira. Foi feito um pit stop, no salão da igreja, com entrega de lembrancinhas, atendimento psicológico e jurídico, massagem, aferição de pressão, manicure e serviços de cabelo.

De acordo com Leda Leal, cabeleireira e uma das organizadoras do evento, elas pensaram em fazer algo diferente e que pudesse impactar as pessoas da comunidade. “Para abrir as portas da igreja e atingir outras mulheres. Nosso trabalho consiste em trazer beleza de fora e dentro, além da espiritual”, afirmou.

Maria das Graças da Silva, manicure, disse que achou a ação da igreja divina, ficou muito feliz com o tratamento recebido e se sentiu especial nesta data.

Emanuel, de 5 anos, homenageando a professora Hellen Dias na Escola Adventista

Simbolismo

O Dia Internacional da Mulher representa a luta histórica das mulheres para conseguir os mesmos direitos que os homens. Com o movimento das sufragistas, nas décadas de 20 e 30, a luta feminina ganhou força. O direito ao voto foi concedido às mulheres no Brasil em 1932, por meio da Constituição promulgada por Getúlio Vargas. O Dia da Mulher é, também, uma forma de a sociedade relembrar as discriminações sofridas e impedir o retrocesso.

“Com essa data a gente se sente muito feliz com as homenagens, mas bom seria se a gente fosse reconhecida em outros momentos na sociedade também”, disse a professora Hellen. Segundo ela, é muito importante a escola trabalhar esta data com as crianças, porque os meninos, vendo essas homenagens, aprendem a dar valor às meninas, às suas amigas, mães e irmãs.

Para a assessora da Escola e da Igreja Adventista, Amanda Januária, a infância é a fase em que as crianças aprendem as principais coisas da vida, e como a escola repete essas homenagens todo ano, é algo que vai ficar marcado para elas. “A educação é fundamental para os homens aprenderem a respeitar as mulheres desde pequenos”, afirmou a professora Ivonete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM